O fenômeno é causado por vários motivos um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador do veículo para a bateria e o sistema elétrico do veículo. A bateria tem, por sua vez, a função de armazenar a carga para posterior consumo. Em geral, a tensão admissível deve estar entre 13,8 V e 14,4 V. Toda vez que o limite de 14,4 volts for superado, tem início um superaquecimento da bateria gerando a sobrecarga. A sobrecarga pode ser constante ou intermitente, dependendo da origem do problema. O regulador de tensão também realiza outra importante ação. Toda vez que a temperatura do compartimento do motor aumentar, o regulador de tensão deve realizar a compensação térmica desse aumento de temperatura, realizando a diminuição da tensão regulada, e consequentemente a corrente que está sendo enviada à bateria, evitando que a temperatura máxima admissível seja ultrapassada. O mau funcionamento do regulador de tensão compromete a vida útil da bateria. A utilização, por longos períodos de tempo, de componentes elétricos/eletrônicos no veículo com o motor desligado também pode provocar uma sobrecarga - uma vez que uma bateria, ao encontrar-se profundamente descarregada, ao acionar o motor de partida e em seguida o motor do veículo, sinaliza ao alternador do veículo que está sem carga. Hoje os alternadores são bastante potentes. Com a informação de que a bateria encontra-se descarregada, correntes de 40, 50 60 ou mais ámperes são enviadas à bateria, provocando uma sobrecarga, a qual denominamos sobrecarga por mau uso.